Para preparar o stick USB você irá necessitar dum sistema GNU/Linux que já esteja em funcionamento e onde seja suportado USB. Em sistemas GNU/Linux actuais a pen USB deve ser reconhecida automaticamente quando a inserir. Se não for o caso deve verificar se o módulo usb-storage está carregado. Quando a pen for inserida será mapeada para um dispositivo chamado /dev/sdX
, onde “X” é uma letra na gama a-z. Deverá ser capaz de ver para qual dispositivo foi a 'pen' USB mapeada correndo o comando dmesg depois de a inserir. Para escrever para a sua 'pen', poderá ter de desligar o botão de protecção de escrita.
Os procedimentos descritos nesta secção irão destruir tudo o que já esteja no dispositivo! Assegure-se que utiliza o nome correcto do dispositivo para a sua 'pen' USB. Se utilizar o dispositivo errado o resultado poderá ser que toda a informação no, por exemplo, disco rígido seja perdida.
An alternative way to set up your USB stick is to manually copy the installer files, and also a CD image to it. Note that the USB stick should be at least 256 MB in size (smaller setups are possible if you follow Secção 4.3.2, “Manually copying files to the USB stick — the flexible way”).
Existe um ficheiro tudo-em-um hd-media/boot.img.gz
que contém todos os ficheiros do instalador (incluindo o kernel)
Note que, embora conveniente, este método tem uma grande desvantagem: o volume lógico do dispositivo será limitado a 256 MB, mesmo que a capacidade da 'pen' USB seja maior. Terá de reparticionar a 'pen' USB e criar sistema de ficheiros novos para obter novamente toda a capacidade se alguma vez a quiser utilizar para um propósito diferente. A segunda desvantagem é que não pode copiar uma imagem de CD completa para a 'pen' USB, mas apenas as imagens de CD mais pequenas businesscard ou netinst.
Depois disso, monte a 'pen' USB que terá agora , e copie para lá uma imagem ISO Debian netinst ou businesscard. Desmonte a 'pen' (umount /mnt
) e pronto está feito.
Se você gostar de mais flexibilidade ou se apenas quiser saber o que se está a passar, pode utilizar o seguinte método para colocar os ficheiros na sua 'pen'. Uma vantagem deste método é que — se a capacidade da sua 'pen' USB tiver espaço suficiente — tem a opção de copiar uma imagem ISO completa de CD para lá.